Até bem pouco tempo envelhecer significava resignar-se a uma vida de baixa qualidade, principalmente devido às limitações físicas e outras doenças que surgiam nessa fase da vida. Felizmente, esse estigma tem desaparecido e isso é resultado de idosos felizes, ativos e pessoas que não usam a idade como desculpa para não curtir a vida!

A Organização Mundial de Saúde define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.” Quando pensamos dessa forma é compreensível as brincadeiras dos jovens, como “meu avô tem mais saúde do que eu” ou “sou mais ativa do que a minha neta”, entre outras.

A OMS também recomenda a importância de “adicionar saúde aos anos”, e o que isso significa? A longevidade não é a única estrela na vida, a qualidade de vida alcançada ao longo dos anos, principalmente na terceira idade, talvez seja mais importante. Além disso, continuar com vigor e VONTADE DE VIVER são fundamentais! Para chegar lá, alguns cuidados e recomendações precisam ser levados em consideração! Vamos ver quais são?

– Há uma diferença entre ser independente e não pedir ajuda

A independência é maravilhosa em qualquer fase da vida, porque contribui para a construção de quem somos e de quem queremos ser, do que gostamos ou não gostamos e assim por diante. Mas isso não quer dizer que você não possa pedir ajuda, quando necessário. Não tenha vergonha, aceite e peça companhia!

– Ter uma alimentação saudável é diferente de se privar de uma eventual vontade

“Vontade dá e passa”, diz a sabedoria popular. Tudo bem, a alimentação saudável contribui para a prevenção de uma série de doenças, mas quando a vontade por um bolo bater não se prive! Capriche na receita, você merece! Uma dica é optar por combinações como banana e canela ou maçã e canela ?

– Mexa o corpo!

A atividade física é o grande elixir da vida, principalmente os exercícios aeróbicos, o alongamento e as atividades que estimulam o equilíbrio e o fortalecimento do corpo.

– Amor não tem idade, viva intensamente!

Amor, respeito e companheirismo não tem idade, viva esse sentimento sem se sentir culpado(a) ou achar que não merece ou, ainda, que não tem mais tempo de aproveitá-lo!

– Faça planos

Quem faz planos, sonha! E quem sonha está repleto de vida ❤

– Abandone a teimosia

Quem quer sempre ter razão deixa de aproveitar o principal ingrediente da vida, a felicidade. Você prefere ser feliz ou ter razão?

– Tire sempre suas dúvidas

Muito embora a idade traga sabedoria e experiência de vida é impossível saber tudo. Por isso, esclareça suas dúvidas no consultório, pergunte referências geográficas para chegar até o local que você deseja, converse sobre os medicamentos que o médico transcrever e assim por diante.

TODOS MERECEM VIVER BEM NA TERCEIRA IDADE

Participe do nosso Check-up Solidário, de 25/02/19 a 01/03/19, ajudando os idosos do Asilo São Vicente de Paula com a doação de fraldas geriátricas você ganha um check-up básico, que inclui glicemia, colesterol e triglicérides!

Uma boa ação é capaz de transformar quem a recebe e, inevitavelmente, quem a faz!

Saiba onde nos encontrar: Av. Rodolfo Mallard, 34 – Centro , Pirapora – MG